A Poetria






A Poetria

"A esperança é o sonho do homem acordado" - disse a Delfina, médica e poeta.
Citava Aristóteles a propósito da Poetria, onde a Delfina voltou como voltam sempre todos os que alguma vez aqui entraram, para comprar ou falar de livros de poesia ou de teatro.
Falávamos do íngreme caminho percorrido por esta livraria bizarra, temerária, frágil no permanente "à beira do abismo", a vida nos limites. O caminho dos sobreviventes, que seguem, de olhar perdido no sonho, o apelo de Baudelaire: "embriaguem-se de poesia...".
Tal como Ulisses, na sua atormentada viagem, teve de enfrentar os mares terríveis e os caprichosos deuses só com a força do anseio de alcançar a pátria amada, assim a Poetria tem enfrentado a penosa tarefa de existir, resistindo a todos os obstáculos, guiada pelas palavras do poeta: "pelo sonho é que vamos".
A Poetria existe desde 2003 tendo nascido para que nela só morassem livros de poesia e de teatro, a única no país no seu género, elegendo como razão de ser uma espécie de epígrafe redentora: "A Poesia cura, o Teatro é vida".


O projecto integrava outras ofertas de carácter lúdico-cultural para além do simples comércio de livros, mas o escasso investimento financeiro inicial impediu a concretização dessas intenções e em 2006 sobreveio a primeira grande crise que levou à decisão do encerramento da livraria.
A divulgação da notícia, com a citação de um verso do poeta Manuel de Freitas: "Abraça-me com força agora que vou morrer", provocou uma onde de solidariedade e aflição por parte dos clientes e amigos da Poetria, que afastou o espectro da morte anunciada.
Apesar dos maus momentos que tem atravessado, escapando a todas as lógicas e estatísticas, a Poetria nunca interrompeu nem sequer abrandou a sua actividade: sessões de poesia e teatro de autores nacionais e estrangeiros ou temáticas acompanhadas de música, canto, dança, cinema, teatro, work-shops dedicados às crianças, conferências, concursos, apresentações e feiras de livros, em vários locais e instituições da cidade e até noutras cidades do país.
No final de 2009 a Poetria pôde aumentar o seu capital social com a entrada de uma nova sócia que acreditou no projecto e trouxe um novo fôlego, um novo entusiasmo e uma nova esperança a esta livraria. Agora somos duas sócias com vontade de levar o sonho por diante:
Olinda Matos Almeida, 55 anos e Dina Ferreira da Silva, 67 anos, ambas licenciadas pela Faculdade de Letras do Porto - Inglês/Alemão e Português/Francês,  e com pós-graduações nas áreas de Economia/Gestão e Ciências Documentais/Biblioteconomia.
A forte identidade que esta livraria conquistou a nível nacional e até noutros países deve-se sobretudo ao atendimento e tratamento que é dado a cada pessoa que nos visita, baseado no conceito de que a Poetria deve ser ponto de encontro, de troca de informação entre pessoas e livros e de divulgação da poesia e do teatro. Aqui, a grande prioridade é ter ou vir a ter o mais rapidamente possível o livro que o cliente procura, utilizando meios e instrumentos de pesquisa bibliográfica altamente eficazes, fiáveis e actualizados. Daí a fidelização que vem sendo instituída, desenvolvida e cimentada ao longo do tempo, num ambiente amigável e convivial onde a festa cultural se traduz pelo prazer de ler e escrever poesia, ler e ver teatro.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para nós contam tanto as pequenas editoras independentes:
Antígona, Apenas, Aquário, Averno, Black Sun, Deriva, Dinossauro, Edições Mortas, &etc, Ela por Ela, Fenda, Frenesi, Íman, Ulmeiro, Vendaval, Via Optima,
como outras editoras de referência como:
Assirio & Alvim, Cavalo de Ferro, Livros Horizonte, Relógio d´Água, Cotovia, Vega. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESTAMOS ANSIOSOS POR SATISFAZER AS NECESSIDADES DOS NOSSOS CLIENTES E AMIGOS. 
SE NÃO ENCONTRAR NO NOSSO SITE OU BLOG O LIVRO QUE PROCURA, POR FAVOR NÃO DEIXE DE NOS CONTACTAR E FAZER A SUA ENCOMENDA.

Sem comentários:

Enviar um comentário