sábado, 2 de março de 2013

MENSAGEM - É a Hora!


Mensagem, de Fernando Pessoa
Memorizado e recitado integralmente numa encenação inédita por Nuno Meireles

No próximo dia 5/3/2013, pelas 21,30 no Café Lusitano - r. José Falcão, 137 - Porto

As palavras deste poema, publicadas em 1934, ainda fazem sentido e farão especial sentido agora, para nós. Porque entre muitas coisas são uma revisão (poética) e uma exortação (igualmente poética). Uma revisão do que fizemos e de como aqui chegámos e uma exortação a que façamos mais, sejamos mais, e no tempo em que vivemos. Seja conquistar o Mar, seja conquistar quem somos.

Faz especial sentido repetir estas palavras hoje, e de cor, porque o interior de um homem é a última dimensão e o último reduto que nos resta, enfraquecidos como estamos de ânimo, de sentido e de tudo.

A Mensagem não é um manifesto político nem uma lição de história, não é um tratado sobre símbolos nem até o melhor que Pessoa escreveu, é antes francamente um conjunto ora belo, ora misterioso de histórias e pessoas. Em 44 poemas dá voz a um Portugal de poetas, reis, mitos, monstros e pobres coitados.

E - mais importante que tudo - diz-nos que nós somos o rosto com que a Europa fita o futuro. Não a sua cauda.

Talvez precisemos que nos digam outra vez que somos grandes, que tudo vale a pena, que um homem é todo um povo como o homem do leme diz depois de temer e tremer"Sou um povo que quer o mar que é teu".

É a hora.

Nuno Meireles

Duração aproximada: 60 min.
Entrada: 6,00€ - com direito a acesso a sorteio de uma caixa-gourmet contendo: edição especial da "Mensagem + garrafa de vinho tinto Douro Azul
Informações: 968707303